Novembro Azul
Novembro 7, 2024O dia 8 de novembro é o Dia Internacional da Radiologia, data que celebra a descoberta dos raios-x pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen em 1895. A descoberta, que foi totalmente inesperada, transformou rapidamente o mundo da medicina, dando origem às ciências radiológicas, como são conhecidas hoje. A descoberta de Roentgen revelou que os raios-x poderiam passar pelos materiais opacos e revelar a anatomia interna do corpo humano. Isso permitiu um progresso revolucionário nos diagnósticos de saúde.
Em 1895, Wilhelm Röntgen estava testando equipamentos desenvolvidos por seus colegas Heinrich Hertz, Johann Wilhelm Hittorf, William Crookes, Nikola Tesla e Philipp Lenard, quando foi atingido por uma descarga elétrica. No início de novembro, ele repetia um experimento com um dos tubos de Lenard, ao qual havia sido adicionada uma fina camada de alumínio para permitir a saída dos raios catódicos, e uma cobertura de papelão para proteger o alumínio dos danos causados pelo forte campo eletrostático.
Embora soubesse que a capa de papelão impedia a saída de luz, Röntgen observou que raios invisíveis causavam um efeito fluorescente em uma tela de papelão pintada com platinocianeto de bário, quando colocada próxima ao alumínio. Ele então percebeu que o tubo Crookes-Hittorf, com uma parede de vidro mais espessa que o de Lenard, também gerava esse efeito fluorescente. Em 8 de novembro, ao investigar mais a fundo, descobriu os raios-X, uma nova forma de radiação. Inicialmente cauteloso, ele repetiu os experimentos em sigilo e, durante suas investigações, obteve a primeira imagem radiográfica, mostrando seu próprio esqueleto. Publicou suas descobertas em 28 de dezembro de 1895, e logo foi reconhecido mundialmente, recebendo o título de Doutor Honorário em Medicina e o primeiro Nobel de Física, em 1901, por sua contribuição à radiologia. Röntgen recusou registrar patentes e doou o prêmio à sua universidade, acreditando que a ciência deveria beneficiar a humanidade.
Desde então, nesses 129 anos, a ciência radiológica tornou-se muito mais rápida: a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a mamografia digital e inúmeras outras descobertas permitiram que o processo de diagnóstico fosse muito mais preciso e menos invasivo. Tem sido aplicado em diversas áreas, incluindo odontologia, ciências veterinárias, indústria e até mesmo forense, sempre mantendo o compromisso constante com a segurança do paciente e as imagens precisas.
A prática profissional dos tecnólogos e técnicos radiológicos foi altamente desenvolvida, desempenhando um papel vital na operação de equipamentos sofisticados, na radioproteção e garantindo que as imagens produzidas forem da mais alta qualidade. O Dia Internacional da Radiologia, portanto, é uma maneira de refletir sobre os avanços no campo da ciência e destes profissionais, que continuam a inovar e contribuir para a medicina e muito mais.
Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, em 2016, Adriano Xavier, então presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Distrito Federal, alertou sobre o grave problema da falta de fiscalização e descumprimento da legislação que exige que apenas profissionais habilitados operem equipamentos de Raios-X. ‘O body scanner é sete vezes mais do que um RX de tórax de dose de radiação. E nós estamos vivendo isso no país. Não existe dose de radiação ionizante inócua. Em qualquer dose – não existe esse negócio de ‘é dose mínima’ – ela vai te causar algum mal porque não existe esse limite de dose. Quando se trata de radiação, pequena dose ou grande dose, quem tem que estar lá é o profissional devidamente habilitado, o técnico e tecnólogo em Radiologia. A população está sendo enganada neste país’, afirmou Xavier, destacando a importância da atuação de profissionais qualificados para a proteção da saúde da população.
O Senador Paulo Paim (RS), também fez um alerta sobre o manuseio de forma irregular dos equipamentos utilizados pelos profissionais mal preparados, que podem gerar graves problemas de saúde. “Risco para o profissional que tem diretamente sua saúde comprometida em razão da imprudência de alguns empregadores; e risco para a população que muitas vezes é atendida por profissionais sem as devidas qualificações e sequer tem conhecimento desse perigo”
Aproveitando essas comemorações da data que celebra os 129 anos da radiologia, o Sindicato dos Tecnicos, Tecnologos e Auxiliares de Radiologi do Ceará (SINTTARC), convoca toda a categoria a se juntar conosco na luta por melhorias e segurança na nossa profissão. Vem fazer luta com o SINTTARC!